Auxílio Doença: saiba como solicitar

Se você acessou nossa plataforma nos últimos dias então deve ter percebido que trouxemos uma série de informações sobre benefícios sociais que você pode solicitar para te ajudar a lutar pelos seus sonhos, como o Auxílio Brasil. Mas hoje, iremos te ensinar como solicitar o Auxílio Doença, um benefício que pode ser útil para milhares de brasileiros.

Auxílio Doença
(Reprodução: Pexels)

Os benefícios sociais têm o poder de ajudar os brasileiros em momentos de vulnerabilidade social. Ao contrário do que algumas pessoas insistem em propagar, não se trata de incentivar para que as pessoas não trabalhem, pelo contrário, é sobre dar condições dignas para as pessoas buscarem por esses trabalhos.

LEIA MAIS: As melhores formas de encontrar passagens aéreas baratas!

As informações que estarão contidas nesta matéria têm o próprio governo federal como fonte. Portanto, aproveite cada uma das nossas informações, já que produzimos esse conteúdo com a intenção de ajudar o máximo de brasileiros possível.

O que é o Auxílio Doença?

O Auxílio Doença é caracterizado como um benefício previdenciário destinado a colaborar com a sustentabilidade de brasileiros que se encontram incapacitados temporariamente para o exercício da sua profissão devido algum problema de saúde.

Graças ao benefício, os brasileiros conseguem ter uma maior segurança financeira, enquanto podem destinar aquele momento da sua vida à sua recuperação totalmente focada na saúde, havendo menos preocupações relacionadas ao financeiro.

pexels olly 3771115
(Reprodução: Pexels)

O benefício também é importante para o mercado de trabalho, já que permite que os indivíduos que sejam contratados nas empresas estejam em plena condição de saúde para poder trabalhar e gerar lucro para as empresas. E claro, a permanência no trabalho mesmo com problemas de saúde podem provocar agravamentos irreversíveis, portanto, estamos falando de um benefício extremamente necessário!

Quem tem direito ao benefício?

O benefício funciona como outros já citados nesta plataforma, por exemplo, o Auxílio-Creche. Sendo assim, há todo um processo que envolve a reunião de documentos e solicitação do benefício. Pode parecer complexo, mas vamos reunir o máximo de informações nessa matéria para que você consiga solicitar seu benefício sem grandes problemas.

É importante que o trabalhador cumpra alguns critérios para poder ter acesso ao benefício, sendo assim, conhecer esses pré-requisitos podem te ajudar a entender mais sobre seus direitos e evitar decepções ao longo do processo. Essa é, com certeza, uma das etapas mais importantes.

VEJA AGORA: Assista basquete online de graça com esse aplicativo!

Para você ter acesso ao Auxílio Doença, primeiro é importante que você tenha a qualidade de segurado pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), ou seja, é necessário que o candidato ao benefício esteja contribuindo com a Previdência Social. Nesse caso, é preciso que haja ao menos 12 contribuições (exigência mínima), exceto em casos de acidentes.

pexels olly 3767426
(Reprodução: Pexels)

A condição de saúde que causou a incapacidade não pode ser apenas informada, precisa ser provada. Ou seja, há um momento destinado à comprovação perante a perícia médica do INSS. Esse profissional da saúde irá avaliar se o indivíduo cumpre todos os requisitos do ponto de vista médico para receber o benefício.

Trabalhadores que podem receber o benefício 

Existem diferentes tipos de trabalhadores que podem se beneficiar, como trabalhadores no regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho); Trabalhadores avulsos; Os ditos como segurados especiais (que são os casos dos agricultores familiares, pescadores artesanais e até mesmo indígenas que têm suas atividades funcionando em regime de economia familiar).

Além disso, os trabalhadores ditos como individuais também têm acesso ao benefício Auxílio Doença, assim como os trabalhadores facultativos. Entretanto, é importante que estes cumpram alguns requisitos específicos para essa classificação de trabalhadores.

Documentos necessários 

Assim como outros benefícios que já trouxemos aqui (clique aqui para saber sobre todos), você também precisa reunir alguns documentos para apresentar, caso realmente tenha interesse em receber o benefício Auxílio Doença. Recomendamos que você tenha os documentos originais e cópias impressas de fácil acesso. Além disso, também é interessante que você mantenha cópias digitalizadas para caso seja necessário.

VEJA AGORA: Aplicativos para assistir TV online!

É necessário apresentar documentos de identificação, como RG ou CNH; CPF (Cadastro de Pessoa Física); Carteira de Trabalho, assim como carnês de pagamento e todos os documentos que comprovem sua contribuição ao INSS; Todo o relatório médico detalhado, contendo informações sobre a enfermidade, CID (Classificação Internacional de Doenças) e o período de afastamento do serviço estimado.

pexels pixabay 261621
(Reprodução: Pexels)

Sobre o relatório médico detalhado, recomendo que você obtenha relatórios de todos os profissionais de saúde que você necessite. Por exemplo, se você precisa de acompanhamento fisioterapeuta, não somente pegue um atestado que está frequentando, solicite um relatório completo contendo sua avaliação, pois pode fazer toda a diferença. Assim como também levar seus exames.

Solicitar Auxílio Doença 

Você deverá fazer o agendamento da perícia médica através do aplicativo MEU INSS, que está disponível tanto para iPhone quanto para dispositivos Android. O agendamento também pode ser feito pelo telefone ao ligar para o número 135. Em qualquer uma dessas opções, você vai selecionar data, horário e unidade do INSS que for melhor para atender suas necessidades.

Vá no dia marcado para a perícia médica, sem faltar ou atrasar. Leve todos os seus documentos que já citamos anteriormente. O médico estará responsável por te avaliar quanto a sua condição que promoveu incapacidade.

VEJA AGORA: Aplicativos para receitas fitness em 2025!

O aplicativo Meu INSS também será útil para você acompanhar a sua solicitação, assim como o número 135, se você preferir ligar. Entretanto, recomendo que você ou algum familiar mantenha o aplicativo instalado no aparelho celular para permitir que você esteja sempre atualizado sobre a situação.

Perícia médica 

A perícia médica não é o “monstro” que as pessoas descrevem, na verdade, é um processo simples. Mas recomendo que você se prepare para que o resultado seja o desejado por você. Então além de levar seus documentos separados e organizados, também se lembre de detalhar com precisão o histórico da condição de saúde e seus sintomas.

pexels vika glitter 392079 4497804
(Reprodução: Pexels)

O perito médico também estará te questionando algumas informações para conseguir promover uma avaliação completa, então é interessante que você responda todas as perguntas de forma clara e objetiva. Sendo assim, o profissional conseguirá ter uma avaliação mais completa.

Gostou das informações?

Após passar por todas essas etapas, basta receber a confirmação ou recusa do benefício social Auxílio Doença. Estamos torcendo por você! Aproveite para ler outros conteúdos gratuitos que podem te ajudar, como nosso material sobre Auxílio Cesta Básica. Não perca nossos conteúdos gratuitos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here