Vale Gás: Aprenda como solicitar este benefício!

- Publicidade -

O vale gás é um programa oferecido pelo governo federal que permite que a população tenha uma qualidade de vida maior através de diversos benefícios. E ao contrário do que muitos devem estar pensando, o vale gás não se refere a doação de botijões, mas sim, um determinado valor para auxiliar na compra deles.

Essa é uma excelente forma de democratizar o acesso ao gás de cozinha, sendo ele ofertado através do  programa Alimenta Brasil, visando a continuidade das demais garantias das famílias que já possuem registro no Cadastro Único.

- Publicidade -

Qual é o perfil dos beneficiários do Vale Gás? Confira!

O vale gás é uma ajuda de custo federal oferecida às famílias de baixa renda que, na maioria das vezes, já fazem parte de outros programas sociais. Isso significa que o benefício se destina aquelas famílias que tenham uma renda mensal que seja inferior ou igual a meio salário mínimo.

Valé Gás
Reprodução: ID Jovem

Além dos grupos sociais de baixa renda, o vale gás também se destina aquelas famílias que estão cadastradas  Benefício de Prestação Continuada (BPC) e também aquelas famílias que sofreram violência doméstica e que atualmente encontram-se em medidas protetivas.

Para além disso, também se encaixam no perfil de solicitantes do benefício do vale gás os seguintes grupos abaixo:

  • Todas as famílias que se enquadrem nos registros do CadÚnico atualizado dentro do prazo de 24 meses;
  • Às famílias que possuem menor renda por integrante;
  • Às famílias consideradas grandes e com um número expressivo de pessoas na mesma casa;
  • A todas as famílias que fazem parte do programa Auxilio Brasil;
  • A todas as famílias que possuem cadastro qualificado através do gestor por meio do uso de dados da averiguação.

Portanto, todas as famílias que desejam fazer parte do programa vale gás devem preencher pelo menos um dos pré-requisitos dos quais citamos acima. Por isso, é importante que você se atente aos detalhes. 

Como solicitar este benefício?

Agora que você já conhece quais são os grupos permitidos a solicitarem o benefício vale gás, está na hora de vermos na prática, como faz para participar do programa. Confira as instruções abaixo.

Um dos próximos passos para solicitar o vale gás, é estar cadastrado no Cadastro único, portanto, será necessário realizar a inscrição presencialmente, já que não é possível realizá-la online.

A inscrição no CadÚnico: Como fazer?

Antes de qualquer coisa, é necessário que você procure por um órgão da assistência social próximo a sua casa para iniciar o processo de inscrição no cadúnico. Após, será solicitado comparecer no local portando dos seguintes documentos:

  • A sua certidão de nascimento;
  • Certidão de casamento, caso esteja em união;
  • CPF;
  • Carteira de identidade (RG);
  • Certidão administrativa de Nascimento do Indígena (RANI), caso seja indigena;
  • A sua Carteira de Trabalho ou Título de Eleitor.

É importante que todos os seus dados acima estejam atualizados, assim, o processo de inscrição no cadastro único será mais rápido, garantindo acesso aos benefícios, incluindo o vale gás.

O valor do benefício

Neste momento, você deve estar se perguntando: Mas qual é valor do benefício vale gás? Vamos falar brevemente sobre os valores oferecidos pelo programa nos próximos parágrafos.

É importante ter em mente que o valor do benefício é calculado visando o preço médio do botijão de gás em todo território nacional, portanto, se o gás de cozinha custa em torno de cem reais, você receberá um valor de cinquenta reais  a cada dois meses.

Esse cálculo facilita muito o acesso das famílias ao gás de cozinha, já que metade do valor é oferecido através do programa, proporcionando assim, o acesso mais democratico ao programa social.

Gostou do artigo?

Esperamos que o nosso artigo de hoje tenha sido útil para você, por isso, não deixe de participar colocando o seu feedback nos comentários abaixo. Confira mais artigos em O Seriador!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here