Vale Gás | Saiba se você tem direito ao programa!

- Publicidade -

Que o gás de cozinha está caro todo mundo sabe (e sente no bolso). Mas você sabia que existe um benefício, chamado Vale Gás, dado pelo governo federal que auxilia os cidadãos de baixa renda a comprar seu gás de cozinha? 

Esse benefício foi criado com intenção de ajudar a reduzir os danos da crise que enfrentamos no país, em especial em um dos produtos que mais subiu de valor: o gás de cozinha. O objetivo é que você chegue mais tranquilo no fim do mês.

- Publicidade -
Vale Gás | Saiba se você tem direito ao programa!
Imagem reprodução: Bolsa do Povo

Quer saber mais sobre o Vale gás? Como funciona e se você possui direito? Então abaixo você confere todas as informações a respeito dessa oportunidade de aliviar seu bolso.

O que é o Vale Gás e como funciona?

O Vale Gás é um auxílio benefício ao Gás de cozinha que é ministrado pelo Ministério da Cidadania e distribuído pelo banco CAIXA com função de ajudar famílias carentes, de baixa renda e que estejam com dificuldades de se alimentar dignamente. 

Com o Vale Gás, milhares de famílias brasileiras conseguem o direito de receber pelo menos metade (50%) do valor do gás de cozinha, ajudando-as a manter a alimentação domiciliar com menos riscos de faltar dinheiro no fim do mês.

Quem tem direito ao Vale Gás?

Para ter acesso ao Vale Gás, é necessário que você e sua família atendam à alguns requisitos, a fim de oferecer esse benefício apenas a quem realmente precisa:

  • Você e sua família estarem inscritos no CadÚnico;
  • Possuir renda familiar de um salário mínimo ou menos.

Além de cumprir os primeiros requisitos, em caso desse benefício não poder ser oferecido a todos os cadastrados, há preferências de famílias com seguintes históricos:

  • Famílias com maior quantidade de membros (pessoas);
  • Famílias que recebem outros tipos de benefícios do governo como Auxílio Brasil;
  • Famílias que tenham mulheres que foram vítimas de violência doméstica e/ou tenham medidas protetivas em vigência.

Você atende a esses requisitos? Está na lista preferencial? Se esse é o seu caso, você está apto a solicitar esse vale. A seguir, vamos dar mais algumas informações que irão te ajudar nesse processo até a solicitação desse benefício.

Como fazer minha conta no CadÚnico?

O CadÚnico não é determinante para que sua família consiga de fato o Vale Gás, pois não é se inscrevendo no programa que automaticamente já será depositado o valor na sua conta, porém, é uma grande ajuda tanto para esse auxílio como para outros que venha solicitar.

Para realizar sua conta no CadÚnico é simples, basta um(a) representante da sua admitia ir ao CRAS mais próximo da sua cidade,  portando documentos originais de cada membro familiar seu e mais alguns documentos, como:

  • CPF;
  • Título de eleitor;
  • RG;
  • Carteira de trabalho;
  • Caso seja casado/a: certidão de nascimento.

Chegando lá, ao apresentar seus documentos, um assistente social irá realizar uma entrevista com perguntas básicas e ao final o entrevistado assina um documento que comprova a participação na entrevista.

Após isso, seus dados serão inseridos no sistema digital CadÚnico e será gerado um número de identificação chamado NIS, com esse número você poderá se inscrever nos programas e auxílios do governo.

Como saber se estou inscrito no auxílio Vale Gás?

Muita gente tem dúvida sobre se ainda permanece inscrito no auxílio Vale Gás, isso porque o valor é depositado somente a cada 2 meses, mas os critérios e as famílias que recebem o auxílio são reavaliados a todo momento. Isso indica que pode acontecer de sua família não estar mais inscrita

Para evitar que você simplesmente não receba mais o benefício, existe a opção de verificar se você está selecionado: basta conferir através do app CAIXA Tem, pelo app Auxílio Brasil, ou pelos telefones 111 (Atendimento CAIXA) e 121 (Ministério da Cidadania).

Minha conta no Vale Gás foi suspensa…e agora!?

Como dito anteriormente, o auxílio Vale Gás é sujeito a mudanças de famílias cadastradas a todo o tempo. A seleção de famílias é feita de forma automatizada e de acordo com os dados de cada um no sistema.

É necessário estar sempre atualizando seus dados e verificando-os para manter-se ativo no programa. Infelizmente, se sua conta foi suspensa, não é possível recuperar o valor perdido de outros meses. 

Caso ainda deseje ter o seu auxílio, a única opção é esperar uma nova seleção do Ministério da Cidadania para o auxílio Vale Gás e tentar novamente.

Como é feito o pagamento do Vale Gás?

O pagamento do auxílio Vale Gás é realizado do mesmo jeito que da maioria dos outros auxílios, como o Auxílio Brasil. Existem algumas formas de retirar o pagamento:

  1. Conta poupança CAIXA;
  2. Plataforma social;
  3. Poupança social digital;
  4. Casas lotéricas;
  5. Diretamente no CRAS ou setor responsável pelo auxílio. 

Pelo aplicativo você consegue verificar o valor e o local mais próximo para retirada. Assim você garante o recebimento do seu benefício.

Considerações finais 

Gostou de saber sobre o Vale Gás? Essa era a alternativa que você e sua família estavam procurando? Não deixe de compartilhar com quem mais você achar que precisa! Aproveite também para conhecer nosso site!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here