Game Of Thrones
Reprodução: HBO

Um fato incontestável é que a série de fantasia medieval Game of Thrones é uma das produções televisivas de maior sucesso e popularidade de todos os tempos.

O seriado tornou-se um imenso e definitivo marco na cultura pop, e trouxe diversas inovações na área televisiva de entretenimento, mostrando que é possível fazer séries a nível dos filmes de Hollywood.

Com qualidade e críticas muito positivas é quase impossível achar alguém que não teve contato ou que não tenha ouvido falar da série. Porém isso não quer que todos já a assistiram.

Pensando em vocês que ainda não se aventuraram pelo universo de Got, separamos algumas informações e curiosidades atrativas para os Seriadores de primeira viagem. Então, bora lá!

Premissa Inicial

Reprodução: HBO

Produzida de maneira original e exclusiva pela HBO, a série foi finalizada ano passado em sua oitava temporada. Contando com 73 episódios no total com média de duração entre 50-82 minutos.

A série teve sua primeira transmissão em 17 de abril de 2011, e sua última transmissão em 19 de maio de 2019. Todas suas temporadas estão disponíveis no streaming HBO GO.

O show foi idealizado por David Benioff e Daniel Brett Weiss, os quais também assumem a direção da produção. Ela é uma adaptação das obras originais de George R. R. Martin, trazendo-o como produtor e supervisor.

A história se passa em um mundo fictício e medieval, composto por monstros e magia, ambientado nos Sete Reinos unificados, nomeados Westeros. Este mundo possui estações que duram eras, tendo seu último inverno há séculos.

O seriado nos apresenta muitas casas e suas famílias de poder. As primeiras e principais a serem apresentadas são: Starks, Lannisters, Targaryens e Baratehons.

De início, somos introduzidos a Ned Stark, lorde dos Reinos do Norte e de sua moradia, Winterfell. No começo da série ele é convocado pelo seu velho amigo, e agora rei dos Sete Reinos, Robert Baratheon, para a oferta de um alto cargo na coroa.

Enquanto isso, no ocidente, os filhos da casa Targaryen, Viserys e Daenerys, preparam-se para reivindicar o trono dos Sete Reinos, usurpado de sua família.

E por fim, um terceiro núcleo é apresentado na margem ao norte de Westeros, onde se encontra a Patrulha da Noite, os quais protegem a imensa e ancestral Muralha dos reinos. Mas a dúvida é, do que a Muralha os protege?

O Autor e os Livros

Uma coisa que muitos não sabem é que a série é baseada em uma saga (ainda não finalizada) de livros, chamados As Crônicas de Gelo e Fogo, escrita pelo prestigiado autor George R.R. Martin.

George Raymond Richard Martin nasceu em Bayonne, Nova Jersey em 20 de setembro de 1948. Ele dedicou maior parte da sua vida para a carreira de roteirista e escritor de ficção cientifica.

Ele sempre foi muito ligado às temáticas do mundo nerd, inclusive, tendo enviado uma nota publicada na edição de novembro de 1968 do Quarteto Fantástico, onde ele destaca seu interesse pelos quadrinhos e o sonho de se tornar um escritor de sucesso.

Martin publicou o primeiro da saga em 1996, o intitulado A Guerra dos Tronos, nome que inspirou o título da série. Atualmente a saga possui 5 livros publicados, e dois estão confirmados, mas em data de estreia agendada.

Uma característica notável em seus livros são seu comprimento. Os livros da saga As Crônicas de Gelo e Fogo possuem em sua maioria, por edição, mais de mil páginas de história escritas.

Em 2011, Martin foi declarado uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista TIME. E atualmente, ele possui mais de 50 obras publicadas.

O Elenco e Sua Fama

Reprodução: HBO

O elenco de Game of Thrones é parte dos beneficiários do sucesso da série, tornando-se muito famosos com o passar dos anos de transmissão, veja alguns dos trabalhos de maior sucesso de alguns astros do seriado.

Emilia Clarke, intérprete de Daenerys Targaryen,é conhecida por Como Eu Era Antes de Você, O Exterminador do Futuro: Gênesis e Han Solo: Uma História Star Wars.

Sophie Turner, intérprete de Sansa Stark, é conhecida por XMen: Apocalypse e XMen: Fênix Negra. Ela também é casada com Joe Jonas, do famoso trio Jonas Brothers.

Kit Harington, intérprete de Jon Snow, é conhecido por Pompeia, Como Treinar o Seu Dragão 1 e 2. Ele estará em um papel de importância no próximo filme do Universo Cinematográfico da Marvel, em Eternos.

Maisie Williams, intérprete de Arya Stark, é conhecida por Mary Shelley e Early Man. Ela estará presente como uma das protagonistas no tão aguardado e adiado Novos Mutantes, da Marvel.

Peter Dinklage, intérprete de Tyrion Lannister, é conhecido por As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian, XMen: Dias de um Futuro Esquecido, Pixels e Vingadores: Guerra Infinita.

Jason Mamoa, intérprete de Khal Drogo, é conhecido por Liga da Justiça e Aquaman. Também é o astro de uma das primeiras séries do streaming da Apple, o Apple TV+, em See.

Recordista e Premiada

Got é a série com mais recordes em prêmios e indicações, tendo ganho mais de 60 indicações em variadas premiações de prestígio, como o Emmy Awards, Screen Actors Guild Award e Peabody Award.

Ainda falando sobre o Emmy, a série bateu o recorde de indicações e vitórias em 2016, com 23 indicações e 13 vitórias. Em 2019 o feito se repetiu, com um novo recorde por 32 indicações por uma mesma temporada, vencendo 12 delas.

A última temporada de Got teve como custo por cada episódio US$ 15 milhões. Além dos custos, em seus últimos anos a série rendeu mais de US$ 1 bilhão por ano para a HBO.

A série é recordista por pirataria, com mais de 1 bilhão de visualizações ilegais online, e também por suas transmissões oficiais, tendo em média 44,2 milhões de espectadores por episódio em sua oitava temporada.

O Inverno Ainda Chegará Para Você

Outro fato é que a série adapta muitos acontecimentos dos livros, mas nem todos são 100% fiéis, havendo muitas mudanças nos acontecimentos, inclusive em seu final.

Os livros ainda estão sendo escritos, e por conta disso, o final da série foi algo de certa maneira original, o qual dividiu e muito a opinião dos fãs e da crítica especializada.

De qualquer modo, o universo criado por Martin é uma recomendação muito boa para amantes de ficção e fantasia, tanto o seriado quanto os livros e as adaptações para outras mídias.

Sem mais, consegue acertar essas 15 perguntas sobre a série?

Reprodução: HBO

[wp_quiz_pro id=”2441″]