Aprenda a solicitar o saque do FGTS extraordinário em 10 minutos

- Publicidade -

O FGTS extraordinário é decorrente dos depósitos feitos por empregadores no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que foi criado pelo Governo Federal com a intenção de auxiliar os assalariados demitidos sem justa causa.

FGTS extraordinário
FGTS extraordinário

Com a crise originária da pandemia, muitos trabalhadores se encontram endividados, mesmo os que ainda estão empregados. O programa se estendeu com o intuito de ajudar ainda mais, mas é importante ressaltar que há um limite de quanto receber e de quantas vezes sacar.

- Publicidade -

O saldo pode ser solicitado no mês do aniversário de cada trabalhador. Mas quem tem direito? Como requisitar? Quanto receber? Se é de seu interesse tirar todas essas dúvidas sobre o FGTS extraordinário, continue lendo nosso artigo!

O que é o FGTS extraordinário?

Como dito acima, o FGTS extraordinário tem o intuito de auxiliar trabalhadores que necessitam de uma quantia de dinheiro em um momento atípico de pandemia. É um saque que tem o valor máximo de R $1.000 por pessoa; valor esse que depende do acúmulo de depósitos na conta.

A ordem de retirada resulta da data de nascimento de cada empregado e teve início em abril. Portanto, é necessário esperar um pouco para acessar o dinheiro disponível. É importante lembrar que é necessário possuir uma conta do FGTS e do aplicativo Caixa TEM para fazer o saque.

Se você, cidadão, possui mais de uma conta do FGTS e tem dúvida se pode obter em todas, a resposta é sim. A ordem de recebimento começa pela(s) conta(s) de contratos de trabalhos já acabados e que tiverem com o menor saldo. 

- Publicidade -

Quem pode solicitar

De forma geral, todos os funcionários brasileiro que têm ou tiveram um contrato regido pela CLT (Consolidação das Leis de Trabalho) podem solicitar o saque do FGTS extraordinário e tem o direito em recebê-lo. 

Se ainda paira a incerteza após as explicações e você não sabe se tem o direito de pedir, há a possibilidade de consultar pelo site do FGTS, pelo aplicativo ou pelo site da Caixa Econômica – contanto que você saiba o seu NIS (PIS/Pasep) presente na carteira de trabalho.

No ano de 2022, o objetivo do FGTS Extraordinário é de, além de dar auxílio aos aposentados, também disponibilizar o saque para trabalhadores ativos que estão em situações específicas e peculiares. 

Confira também: Aplicativo de vaga de emprego | Conheça os 5 melhores

Como solicitar

De início, não é necessário solicitar nem presencialmente nem pela internet. O saldo está previsto para cair automaticamente na poupança social digital – ou seja, no aplicativo do Caixa TEM – e de lá é possível movimentar o valor para a conta que o titular tiver interesse.

Apenas se o saldo do FGTS extraordinário não se fizer presente de forma automática na conta é que o trabalhador deverá fazer a solicitação. É necessário somente completar dados que estão em falta através do app do FGTS.

Além de fazer a solicitação nesse caso específico, é possível que o usuário consulte os saques, o valor total disponível do FGTS, depósitos, extratos e até faça seu cadastro por meio do aplicativo.

Baixe o aplicativo aqui: IOS | Android

O conteúdo foi útil?

É importante saber que não é difícil solicitar um dinheiro que pode ajudar, ainda mais mediante a um momento de crise. Apesar disso, não é obrigatório o saque do FGTS extraordinário e o usuário pode recusar o recebimento através do mesmo app. Não deixe de checar sua conta!

Aplicativo Caixa Econômica Federal- FGTS.

Há muita praticidade vinda da tecnologia e se inteirar sobre todos esses assuntos é imprescindível para que o usuário não perca a chance de receber seus direitos. Para conhecer mais dicas úteis como essa, conheça O Seriador. 

- Publicidade -

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here